APRESENTAÇÃO

IMAGENS







_______________

excertos breves sobre saúde

(…)
Não defendendo, de modo algum, qualquer tipo de abrandamento na constante luta pelo progressivo aumento da esperança de vida, haverá, paralelamente, que redobrar esforços no sentido de constantemente trabalhar para a melhoria dos níveis adequados da qualidade de vida em qualquer idade.

Claro que este níveis de qualidade de vida terão que passar, como é por demais sabido (embora ainda haja muita gente que prefere fingir que ignora tal facto), pela resolução de situações inexplicáveis em pleno século XXI num país europeu como são, por exemplo: a existência de faixas de população com baixo ou inexistente nível de instrução (a taxa de analfabetismo, por si só, não traduz a gravidade da situação); a ausência de saneamento básico em alguns lugares (ainda que com poucos habitantes); a persistência de habitações sem as devidas condições de habitabilidade (para além das ainda existentes ”barracas”).

A qualidade de vida de todos os sectores da população não se aprofunda apenas com as remodelações, mais ou menos felizes, dos Serviços prestadores de Cuidados de Saúde. A saúde de todos, no seu sentido global, terá que ser o resultado de tarefas partilhadas de diversos sectores da nossa sociedade (incluindo órgãos autárquicos, desde a Câmara Municipal até à Junta de Freguesia), em constante e harmoniosa articulação.


(…)


Claro que a mudança dos hábitos de vida dificilmente acontecerá enquanto nos deixarmos embalar pela construção de uma sociedade que tem como bandeira principal a obsessão pelo consumismo desenfreado, a importação cega de produtos e hábitos alimentares, o apego ao conforto da hipnose televisiva sem o cuidado de pararmos, de vez em quando, para, pelo menos, tentar resistir à força incessante da informação sem regras e da publicidade sem limites. Porque, mais do que nunca, é urgente aprender a resistir para podermos com firmeza decidir o que fazer com a nossa vida e a nossa saúde.




vieira da silva

2003





n

__ visitas: 116353